Autor
Rosane de Albuquerque Costa
Editora
E-papers
Assunto
Ciências Humanas
Ano
2002
Páginas
116
ISBN-10
8587922343
Edição

Disciplina na escola e constituição da subjetividade

O livro busca em Foucault e Freud os conceitos teóricos para fazer uma abordagem prática sobre o papel regulador do espaço escolar e seus sistemas educacionais
Tabela de conteúdo
pág. capítulo
1 Sumário
5 Apresentação
9 Introdução
13 Caracterização da investigação
17 O que estamos considerando como educação
19 Educação e formação
22 A educação como processo de sujeição?
28 A disciplina como controle e adestramento
44 A indisciplina como um ato político
49 O processo de homogeneização e a constituição dos sujeitos desejantes
51 A pulsão e o corpo
52 A pulsão de morte e a pulsão de vida
53 Prazer e realidade (satisfação e adiamento)
55 A pulsão de morte como sinônimo de diferença
57 O homem da cultura
61 Eros e Thanatos - a morte e a recriação da vida
63 A agressividade voltada contra o próprio sujeito
66 Pulsão, homogeneização e diferenciação
69 Apresentação da pesquisa e interpretação dos dados recolhidos
71 A distribuição espacial
77 As leis e as normas
81 A constituição das subjetividades
103 Conclusão
111 Anexo - processos utilizados para se conseguir disciplina e orientação de conduta
113 Referências bibliográficas

GUEST IP: 107.21.85.250 Suporte FAQ Política de Privacidade
© 2016 Dot.Lib | Todos os direitos reservados | Todos los derechos reservados | All rights reserved dot.lib